quinta-feira, 6 de março de 2008

Artigo Publicado 2007

Linguagem e Non-sense:
aplicação no design de brinquedos
para crianças

Bolsista Responsável pela Pesquisa: Anna Paula Stolf
Orientadores: Lurdete Cadorin Biava; Rodrigo Gonçalves dos Santos


Resumo
O presente artigo aborda parte da fundamentação teórica para o projeto de pesquisa desenvolvido pelo grupo PET Design CEFET/SC sobre design de brinquedo. Esse projeto almeja acompanhar a criança em seus pensamentos mais criativos, muitas vezes bloqueados pelos adultos que a cercam. Sustentado na linguagem infantil, o estudo aborda a questão do non-sense, das palavras e das falas da criança. A ferramenta da linguagem infantil - o “não-sentido” - não significa a ausência de sentido, mas sim uma negação desse; e, como uma negação remete a uma afirmação, o non-sense, paradoxalmente, prova a existência do sentido. O principal objetivo da fundamentação no conceito non-sense é explorar os jogos de linguagem e os paradoxos semânticos, por meio de referências da literatura e da filosofia, vinculando-os ao pensamento infantil, na tentativa de buscar uma aproximação mais clara do “inocente sem-sentido”. Para entendimento do non-sense, foi preciso abordar o próprio “sentido”, que diz respeito ao que está entre as palavras e as coisas. O non-sense foi estudado juntamente com os temas referentes ao instinto da linguagem e à educação infantil, bem como com o estudo do processo de desenvolvimento da mente da criança com seus brinquedos e brincadeiras.

Palavras-chave: Brinquedos. Criança. Linguagem. Non-sense.
Resumo do Artigo Publicado na II Jornada Nacional de Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica São Luís/Maranhão 2007

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